Os distritos de Faro e Beja vão estar sob aviso amarelo até 18:00 de sábado, e Setúbal até às 00:00 de domingo devido à agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).


O IPMA emitiu também aviso laranja para os distritos do Porto, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga até às 12:00 de sábado, também devido à agitação marítima, prevendo-se para estas zonas ondas de noroeste com 05 a 06 metros, podendo atingir a altura máxima de 10 metros.

Estes distritos passam depois a aviso amarelo entre as 12:00 de sábado e as 06:00 de domingo.

Devido ao agravamento das condições meteorológicas, a Capitania do Porto de Sines, emitiu um aviso de segurança nesta orla costeira, para onde se prevê ondas de noroeste, com uma altura entre 04 e 05 metros.

Segundo a Capitania do Porto de Sines, entre as 00:00 desta sexta-feira e as 23:59 de domingo, está interdita a navegação no Porto de Pesca de Porto Covo, Portinho do Canal, em Vila Nova de Milfontes, Porto de Pesca da Lapa das Pombas, Almograve, Porto da Entrada da Barca, Zambujeira do Mar, e Porto de Pesca da Azenha do Mar.

Nestas circunstâncias, a capitania recomenda a adoção das necessárias medidas de prevenção por todos os que se encontram no mar, nas infraestruturas portuárias e outras áreas ao longo da costa.

Por isso, desaconselha a circulação junto à orla costeira e zonas ribeirinhas nomeadamente falésias, arribas, praias ou molhes portuários ou em outros locais que se encontrem diretamente expostos à ação do mar, atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos ou passeios à beira-mar.

À comunidade piscatória e da náutica de recreio que se encontra no mar, equacionar o regresso atempado ao porto de abrigo mais próximo e a adoção de medidas de precaução, evitando sair para o mar até que as condições se tornem mais favoráveis.

Aos pescadores lúdicos de pesca à cana em especial desaconselha-se qualquer atividade junto às falésias e zonas de arriba nas frentes costeiras, nos molhes portuários e nas praias atingidas pela rebentação das ondas.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe "situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.