Os deputados do PS, eleitos pelo círculo de Setúbal, defendem que o Governo deve avaliar a possibilidade do regresso dos comboios de passageiros ao concelho de Sines, no âmbito da modernização da Linha Ferroviária entre Sines e Ermidas-Sado, no concelho de Santiago do Cacém.

Em comunicado, enviado à rádio M24, os deputados consideram que a este investimento de 35 milhões de euros se pode juntar “a utilização desta infraestrutura para o transporte de passageiros até Sines, criando sinergias na região e apostando assim, de uma forma mais eficaz no transporte público ferroviário”.

“Chegam a Sines, diariamente, cerca de seis mil pessoas, a maior parte delas trabalhadores”, desde “a área metropolitana de Lisboa, aos concelhos de Odemira, Aljustrel, Castro Verde”, mas é “no eixo do IP8/IC33 – Sines/Grândola – que têm origem a esmagadora maioria dos movimentos pendulares (casa/trabalho) com destino a Sines”, lê-se na nota.

No entender dos deputados muitos dos investimentos que se localizam em Sines criam sinergias para o resto da região.

“Sobretudo em setores como a energia e o digital, nomeadamente na área das energias renováveis ou no armazenamento e transmissão de dados, sendo Sines o ponto de origem uma vez que dispõe de infraestruturas de rede de fibra de grande capacidade e com potencial de ligação quer aos principais centros urbanos nacionais quer a Madrid, em Espanha”, adiantam.

É neste contexto que os deputados socialistas questionaram o ministro das Infraestruturas do a empresa Comboios de Portugal (CP) sobre a avaliação da possibilidade de estender a comboios de passageiros os investimentos na ferrovia que vão servir Sines e que decorrem a bom ritmo.

Os deputados Eurídice Pereira, Jorge Seguro Sanches, Maria Antónia Almeida Santos, André Pinotes Batista, Clarisse Campos, Fernando José, Ivan Gonçalves, Bárbara Dias, Gil Costa e Ana Santos querem ainda conhecer as ações que estão previstas para esse objetivo.

De acordo com o deputado Jorge Seguro Sanches esta foi uma das linhas de trabalho que resultou das recentes jornadas parlamentares distritais de Setúbal do PS, precisamente subordinadas ao tema da mobilidade, das acessibilidade e dos transportes no distrito e em função das reuniões que decorreram com as empresas de transportes e os autarcas do distrito.

A modernização da Linha ferroviária de Sines irá adaptar a linha à circulação de comboios até 750 metros de comprimento, cumprindo as especificações das Redes Transeuropeias para o transporte de mercadorias.

Complementarmente a esta intervenção, serão ampliadas as estacões de cruzamento na Linha do Sul para permitir a circulação de comboios de 750 metros.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.