Cruzeiro inaugural do Caminho Marítimo de Santiago passa por Sines
Um conjunto de embarcações, entre elas a caravela Vera Cruz, vai estar, a partir de hoje e até à próxima quarta-feira, em Sines, no âmbito do cruzeiro inaugural do Caminho Marítimo de Santiago. O projeto, denominado “Caminho Marítimo de Santiago em Portugal”, pretende recriar, na costa portuguesa, a viagem da “Barca da Pedra” que, segundo [...]
Um conjunto de embarcações, entre elas a caravela Vera Cruz, vai estar, a partir de hoje e até à próxima quarta-feira, em Sines, no âmbito do cruzeiro inaugural do Caminho Marítimo de Santiago.
O projeto, denominado “Caminho Marítimo de Santiago em Portugal”, pretende recriar, na costa portuguesa, a viagem da “Barca da Pedra” que, segundo a lenda, transportou o corpo do Santo Peregrino desde Jaffa, na Palestina, até Campus Stella, na Galiza, nos anos 40, explicou, em comunicado, o município de Sines.
De acordo com o município, a iniciativa, liderada pela Upstream – Valorização do Território e pela Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, é realizada através de um projeto mobilizador que promove o turismo náutico e a rede de Estações Náuticas, contribuindo para a diversificação da oferta turística, para a redução da sazonalidade, para a qualificação dos serviços e das infraestruturas e para a coesão territorial e desenvolvimento de parcerias transfronteiriças, em sintonia com a Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030.
O cruzeiro contará com cerca de 15 a 20 embarcações e veleiros convidados, com a Caravela Vera Cruz (APORVELA), com o apoio institucional da Marinha Portuguesa, com embarcações internacionais e com cerca de 150 participantes e convidados, fazendo o seu percurso de Vila Real de Santo António a Santiago de Compostela.
Durante a paragem do cruzeiro em Sines, a iniciativa contará com o apoio da Estação Náutica de Sines/Câmara Municipal de Sines, estando a Caravela Vera Cruz, na terça-feira, disponível para visitas escolares entre as 10:00 e as 11:30, e para visitas para o público em geral das 14:00 às 19:00.
Segundo a organização, a iniciativa vai passar por nove portos portugueses e três galegos, ao longo de 17 dias.
Comente esta notícia
Notícias
Refinaria de Sines da Galp recebe reatores para produção de biocombustíveis avançados
19/12/2024
Santiago do Cacém e Alcácer do Sal vão ter freguesias desagregadas em 2025
18/12/2024
Passes nos transportes públicos rodoviários no litoral alentejano passam a custar 20 euros em 2025
20/12/2024
Autarca congratula-se com reposição das freguesias de São Domingos e de Vale de Água
19/12/2024