A junção final do cabo transatlântico EllaLink em mais de 4500 metros de profundidade, 400 quilómetros a nordeste da crista do Médio Atlântico foi concluída no início deste mês, foi hoje revelado.

De acordo com a Câmara Municipal de Sines, após a junção, em 04 de março, foram efetuados testes de conectividade e potência e posteriormente foi anunciada a conclusão oficial da instalação marítima EllaLink, estando agora a Europa e a América Latina diretamente ligadas pela primeira vez.

O comissionamento da rede encontra-se em curso e, em breve, os centros de dados em Sines, Lisboa e Madrid estarão conectados a Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo, segundo anunciou a EllaLink via LinkedIn.

A empresa EllaLink tinha anunciado a 06 de janeiro a ancoragem do seu sistema de cabos submarinos em Sines, a partir de onde se estabelecerá a ligação da Europa à América Latina.

Uma operação de investimento de 150 milhões de euros, o cabo deverá ficar plenamente operacional no segundo trimestre deste ano, proporcionando um nível de conectividade internacional sem precedentes entre os dois continentes.

“Com o cabo submarino e a área de implantação de empresas SinesTECH, Sines passará também a ser uma referência no setor tecnológico, baseado na inovação e no conhecimento e sem pressão ambiental. Esta nova aposta irá incrementar a atividade económica na região e contribuir para uma nova realidade que não se baseará apenas no porto e nos setores estratégicos como as energias e a petroquímica”, disse o presidente da Câmara, Nuno Mascarenhas, na altura da ancoragem do cabo em Sines.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.