CDS-PP Sines lamenta falta de coragem do executivo PS em matéria de impostos
A concelhia do CDS-PP Sines lamentou, em comunicado, a falta de coragem do executivo PS na Câmara Municipal de Sines, em matéria de impostos, após o anúncio da redução das taxas do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e IRS para 2021. Considerando que a redução de impostos “deveria ter ido mais além, principalmente, em ano [...]
A concelhia do CDS-PP Sines lamentou, em comunicado, a falta de coragem do executivo PS na Câmara Municipal de Sines, em matéria de impostos, após o anúncio da redução das taxas do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e IRS para 2021.
Considerando que a redução de impostos “deveria ter ido mais além, principalmente, em ano de pandemia, cujas sequelas ainda se irão sentir em 2021”, o CDS-PP, liderado por Paulo Freitas, defende que no IMI deveria ser cobrado a taxa mínima de 0,3 por cento.
“No IMI, é nosso entendimento de que se deveria baixar para os 0,3%, valor mínimo, e que tal medida deveria já ter sido aplicada há mais tempo. Sines tem dos valores mais baixos de IMI, mas simultaneamente do m2 mais caro do distrito [de Setúbal] e do país”, referem os centristas.
Quanto à participação do IRS do município, entende o CDS-PP que “deveria ter tido uma baixa mais significativa, devido ao atual momento em que se vive, e até para servir de transição para um imposto mais justo”.
“Em relação às empresas, a derrama deveria ter uma isenção para 2021, em função de dois critérios: a quebra de rendimentos ou proteção de postos de trabalho”, acrescenta.
Para o CDS-PP, a “transição para uma redução efetiva do imposto seria um verdadeiro incentivo para o futuro” e o anúncio de uma “poupança por parte das PME’s de 33 mil euros é não ter noção da realidade que a economia local sofreu com a covid-19”.
O CDS-PP considera ainda que “deveria ter sido acautelada uma diminuição das despesas das empresas, alargada aos direitos de superfície e as taxas de saneamento e outras taxas, para evitar que as empresas tomem medidas de contenção de custos através de redução de pessoal”.
Comente esta notícia
Notícias
Refinaria de Sines da Galp recebe reatores para produção de biocombustíveis avançados
19/12/2024
Santiago do Cacém e Alcácer do Sal vão ter freguesias desagregadas em 2025
18/12/2024
Passes nos transportes públicos rodoviários no litoral alentejano passam a custar 20 euros em 2025
20/12/2024
Autarca congratula-se com reposição das freguesias de São Domingos e de Vale de Água
19/12/2024