Carnaval de Sines à espera de 50 mil visitantes nos desfiles marcados pela sátira política
O Carnaval de Sines, que celebra os 500 anos da morte de Vasco da Gama, vai contar com cerca de 30 formações, entre escolas de samba, grupos alegóricos e foliões, numa festa onde não faltará “a sátira política”.

Foto: DR
Com um orçamento global de 220 mil euros, mais 40 mil do que no ano passado, o Carnaval de Sines, espera receber, este ano, “cerca de 50 mil visitantes” para assistirem aos principais desfiles, um deles noturno iluminado.
“Estamos à espera, à semelhança dos outros anos, de cerca de 50 mil visitantes” para assistirem aos três desfiles na principal avenida da cidade alentejana, afirmou Rui Encarnação, recentemente reeleito presidente da Associação de Carnaval de Sines.
De acordo com o responsável, além da “habitual sátira política”, no corso carnavalesco, vão participar “cerca de 30 grupos, 17 carros", entre alegóricos e foliões, “três escolas de samba” e 2.500 participantes.
“Este é dos poucos, senão o único Carnaval que, na mesma avenida, consegue juntar o próprio desfile, numa interação com o público em geral", revelou o presidente da associação, acrescentando que, este ano, foi feito "um investimento brutal no desfile noturno com uma iluminação renovada e maior”.
Segundo a organização, este ano, será dado destaque ao Enterro do Entrudo, com a celebração dos 500 anos da morte do navegador Vasco da Gama, natural de Sines.
Rui Encarnação adiantou que o tema continua a ser livre “para permitir que os grupos e foliões possam desenvolver a sua imaginação, não limitando o pensamento artístico” das formações.
“Mas haverá a habitual sátira política, grupos alegóricos com temas relacionados com a fantasia e escolas de samba com temas arrojados”, desvendou.
O programa desta festa que, em 2026, celebra o seu centenário, arranca no dia 28 deste mês, com o desfile do Carnaval dos Pequeninos, na avenida General Humberto Delgado, e a Noite da Matrafona, e prolonga-se até 05 de março, com o tradicional Enterro do Entrudo.
Além dos desfiles carnavalescos diurnos, no domingo e terça-feira, às 15:30, e noturno, na segunda-feira, às 21:00, o programa do Carnaval de Sines inclui “festas diárias” em vários locais da cidade do litoral alentejano.
No sábado, pela manhã, os reis do Carnaval de Sines são apresentados à população com um desfile pelas principais ruas do centro histórico, seguindo-se um Baile de Máscaras Sénior durante a tarde, no Pavilhão da Junta de Freguesia de Sines.
O Baile Eletrónico “Até de Manhã”, no Pavilhão Municipal dos Desportos, com vários dj, prolonga a noite de sábado.
As noites de sábado, domingo, segunda e terça-feira terminam com o “Baile de Carnaval”, no Pavilhão Municipal.
O bilhete diário para assistir ao Carnaval de Sines vai passar a custar sete euros (mais um euro do que no ano passado), a entrada para os três dias terá um custo de 15 euros e o passe livre será de 25 euros.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas

Homem de 39 anos morre atropelado em acidente de trabalho na Mimosa
01/04/2025

Fábrica da Indorama vai encerrar e deixa 60 pessoas sem trabalho
20/03/2025

Marcha lenta exige melhoria de acessos afetados pela obra na A/26
21/03/2025

Santiago do Cacém recebe a partir de hoje Europeu e Nacional de Enduro
28/03/2025