Capitão-de-fragata Luís Filipe Duarte é o novo comandante da Capitania do Porto de Sines
O Capitão-de-fragata, Luís Filipe Duarte, assumiu hoje o comando da Capitania do Porto de Sines e da Polícia Marítima Local, substituindo no cargo o comandante Rui Silva Filipe, que regressa agora à Marinha. Luís Filipe Duarte, de 50 anos, natural do distrito de Portalegre, e com uma experiência de 32 anos na Marinha, assumiu hoje [...]
O Capitão-de-fragata, Luís Filipe Duarte, assumiu hoje o comando da Capitania do Porto de Sines e da Polícia Marítima Local, substituindo no cargo o comandante Rui Silva Filipe, que regressa agora à Marinha.
Luís Filipe Duarte, de 50 anos, natural do distrito de Portalegre, e com uma experiência de 32 anos na Marinha, assumiu hoje “uma comissão de três anos” no comando da Capitania do Porto de Sines, depois de ter passado por Olhão e Lagos, no Algarve.
Em declarações aos jornalistas, à margem da cerimónia da sua tomada de posse, o novo comandante disse que vai focar a sua atenção no crescimento do Porto de Sines e apostar no “desenvolvimento tecnológico”.
"O Porto de Sines tem ganho importância nos últimos tempos e a perspetiva é [a de] que venha a ganhar uma importância ainda maior e esse será o ponto que vai focar a nossa atenção”, nos próximos anos, afirmou .
Luís Filipe Duarte substitui no cargo o capitão-de-fragata, Rui Silva Filipe, que regressa agora à Marinha, depois de cumprir três anos de comissão em Sines.
“Os recursos que temos disponíveis permitem-nos, de alguma forma, tentar manter uma permanência ainda maior no mar e combater eventuais atividades ilícitas que ocorram no mar e, com uma gestão eficiente, pensada e flexível, julgo que conseguimos abraçar estes intentos para cumprir a missão", frisou o novo comandante.
Além de considerar “muito importante a presença da Polícia Marítima nos espaços de jurisdição da autoridade marítima e, em particular, no mar”, Luís Filipe Duarte assegurou que, nos próximos três anos, vai apostar na “uniformização e desmaterialização” de processos.
“Vivemos tempos em que impera a inovação e o desenvolvimento tecnológico e, por isso, vamos tentar adaptar os nossos processos à uniformização e desmaterialização e, dessa forma, também facilitar não só o nosso trabalho interno, como também o trabalho das pessoas que vêm do exterior e que nos procuram” definiu.
A Capitania do Porto de Sines tem uma área de jurisdição entre Melides, no concelho de Grândola (Setúbal), e Carvalhal, no concelho de Odemira (Beja), compreendendo um total de 92 quilómetros de costa.
Comente esta notícia
Notícias
Refinaria de Sines da Galp recebe reatores para produção de biocombustíveis avançados
19/12/2024
Santiago do Cacém e Alcácer do Sal vão ter freguesias desagregadas em 2025
18/12/2024
Passes nos transportes públicos rodoviários no litoral alentejano passam a custar 20 euros em 2025
20/12/2024
Autarca congratula-se com reposição das freguesias de São Domingos e de Vale de Água
19/12/2024