A Câmara de Santiago do Cacém e o Agrupamento de Escolas de Santo André assinaram, na passada quinta-feira, 18, um protocolo que visa promover a aprendizagem e a formação de jovens em áreas técnicas, potenciando a sua inserção no mercado de trabalho.

De acordo com o município, o protocolo estabelece "uma cooperação no âmbito da candidatura do Centro Tecnológico Especializado (CTE) Industrial, para os cursos de Técnico/a de Manutenção Industrial de Metalurgia e Metalomecânica, curso Técnico/a de Logística, curso de Técnico/a de Manutenção Industrial de Metalurgia e Metalomecânica variante de Eletromecânica e o curso de Técnico/a de Instalações Elétricas".

No âmbito deste protocolo, as duas entidades comprometem-se a promover várias iniciativas, como a realização de visitas dos alunos às empresas e/ou entidades empregadoras com o objetivo de dar a conhecer as profissões e atividades aí desenvolvidas.

Procura também definir, de forma articulada, uma estratégia de orientação escolar e profissional através de mentorias e aconselhamento do percurso profissional, organizar e implementar a formação em contexto de trabalho, partilhar formadores da componente tecnológica em ambas as instituições,  equipamentos e/ou instalações.

A parceria visa, igualmente, promover um ambiente de estágio inclusivo e a igualdade de oportunidades no acesso ao mercado de trabalho em condições justas, que garantam a realização pessoal e social, prosseguindo a Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência 2021-2025.

Segundo a autarquia, a eliminação dos estereótipos do género, eliminando todas as formas de violência no meio laboral, adotando os princípios da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030, é outro dos objetivos deste acordo.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.