O ato de consignação da empreitada de requalificação das ruas 1 e 2 da Zona Industrial Ligeira (ZIL) 2 foi hoje assinado, marcando o início formal dos trabalhos, num investimento de quatro milhões de euros.

O presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, assinala que "este é o maior investimento de requalificação alguma vez feito na ZIL II" e que "apesar dos tempos difíceis que vivemos" devido à pandemia de covid-19 "é absolutamente essencial continuar a dinamizar a atividade económica no concelho".

Adjudicada por 4. 070 384 euros, esta empreitada vai ampliar e qualificar as duas principais artérias da zona industrial.

"A qualificação das artérias principais da ZIL II permitirá melhorar a circulação automóvel e ordenar o estacionamento, nomeadamente de pesados, além de criar condições de operação muito mais seguras, renovando a rede de águas e esgotos e enterrando as infraestruturas de eletricidade, comunicações e proteção contra incêndios", diz o autarca.

Desde outubro de 2020, está a decorrer outra operação, a Expansão Nascente da ZIL 2, que vai permitir acolher mais de 40 empresas e gerar mais de 400 postos de trabalho naquela zona industrial.

Sobre a expansão da ZIL, o autarca diz que "corresponde à enorme procura por parte de empresas já instaladas e que necessitam de se expandir, mas também de novas empresas, algumas das quais de setores de atividade ainda com pouca expressão em Sines, mas que veem aqui um local estratégico para o desenvolvimento dos seus negócios."

Com estes dois investimentos pretende o município dar um novo fôlego a uma infraestrutura com mais de 25 anos onde se localizam as principais pequenas e médias empresas com atividades económicas ligadas ao complexo industrial e ao Porto de Sines.

A operação "Qualificação da ZIL II" tem um investimento elegível de 6 072 875,50 euros, cofinanciado à taxa de 85% pelo programa operacional Alentejo 2020 / Portugal 2020, com fundos FEDER / União Europeia, o que se traduz numa contribuição comunitária de 5 161 944,17 euros.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.