A Câmara Municipal de Sines (PS) aprovou, na última reunião do executivo, o orçamento para 2022 no valor de 41,2 milhões de euros, menos 5,7 milhões de euros em relação ao deste ano.

As Grandes Opções do Plano e o Orçamento para 2022 foram aprovados pela maioria socialista, com os votos contra dos vereadores do movimento independente Mais Sines e a abstenção do vereador da CDU.

O documento assenta em sete áreas consideradas “fundamentais” para o concelho, como o desenvolvimento económico e atratividade de empresas, desenvolvimento local e social, saúde e segurança, qualificação urbana, planeamento e ordenamento e território, sustentabilidade ambiental e urbana, a promoção do território e a modernização dos serviços municipais.

Além de criar o Conselho Municipal de Desenvolvimento Económico e aprovar um regulamento de incentivos fiscais”, o presidente da Câmara de Sines, Nuno Mascarenhas, revelou que entre as prioridades está a Estratégia Local de Habitação.

A autarquia vai dar ainda continuidade ao trabalho que está a ser desenvolvido com o Instituto Politécnico de Setúbal “para localizar em Sines uma Escola Superior de Educação, e dar “especial atenção” aos setores da cultura e do desporto “com novas propostas” para a população.

Na área da saúde e segurança, além do combate à pandemia de covid-19, a prioridade vai para a construção de um novo polo de Saúde em Porto Covo.

Em termos de qualificação urbana e ordenamento território, há um conjunto de obras “que podem arrancar” em 2022, desde que “exista financiamento comunitário”, refere o autarca.

A autarquia pretende também definir um Plano Municipal de Combate e Adaptação às Alterações Climáticas, no âmbito da sustentabilidade ambiental e urbana, concluir o projeto de construção da nova Estação de Tratamento de Águas Residuais e continuar a investir na rede de distribuição de água e saneamento” do concelho.

A construção do novo Posto de Turismo, obra em curso no antigo edifício do Centro Recreativo Siniense “será outra das prioridades”, assim como “a conclusão da obra do Observatório do Mar” no próximo ano.

As Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2022 vão ser discutidos e votados na próxima reunião da Assembleia Municipal de Sines.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.