A Câmara de Santiago do Cacém vai reduzir a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para 2023, passando o valor de 0,34% para 0,33%.


Segundo o município, a proposta de redução do IMI foi aprovada, por maioria, na mais recente reunião da Assembleia Municipal de Santiago do Cacém, que decorreu no passado dia 28 de setembro, nas instalações da Junta de Freguesia de Cercal do Alentejo.

Esta “redução progressiva” da taxa de IMI “é o assumir do compromisso estabelecido pelo executivo municipal no início do primeiro mandato”, assinalou, defendendo que “a medida beneficia um número muito significativo de famílias” do concelho.

"Com esta descida progressiva no valor da taxa de IMI, a Câmara Municipal reduziu, entre 2017 e 2022, o encargo financeiro dos munícipes em cerca de dois milhões e 500 mil euros", sublinhou.

A taxa de IMI para prédios urbanos pode variar entre os 0,3% e os 0,45%, cabendo aos municípios fixar o valor entre este intervalo.

Quanto à derrama, a autarquia vai manter esta taxa nos 1,5% sobre lucro tributável e a isenção deste imposto a todas as empresas com lucros iguais ou inferiores a 150 mil euros.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.