Câmara de Santiago do Cacém realiza limpeza de contentores de resíduos urbanos e apela a boas práticas
A Câmara de Santiago do Cacém tem em curso uma ação de higienização dos contentores de resíduos urbanos indiferenciados, que integram os circuitos municipais de recolha de resíduos em todo o concelho, com a sua lavagem, desinfeção e desodorização. A campanha, que arrancou no mês de setembro, incide num total de 1.887 contentores de superfície, [...]
A Câmara de Santiago do Cacém tem em curso uma ação de higienização dos contentores de resíduos urbanos indiferenciados, que integram os circuitos municipais de recolha de resíduos em todo o concelho, com a sua lavagem, desinfeção e desodorização.
A campanha, que arrancou no mês de setembro, incide num total de 1.887 contentores de superfície, sendo o serviço de lavagem efetuado no seguimento da operação de recolha. A ação tem como objetivo melhorar as condições higiénico-sanitárias dos contentores, promovendo o bem-estar de toda a população.
Em comunicado, o município refere que "o contributo de todos é necessário para garantir que o efeito desta operação se prolongue no tempo" sendo, por isso, necessário "acondicionar sempre o lixo doméstico dentro de sacos fechados, fechando sempre a tampa do contentor" entre outras regras.
"Sempre que os contentores estejam cheios, não podem ser depositados resíduos junto aos mesmos, sendo que nestes casos o produtor deve reter os resíduos nos locais de produção ou depositar noutro equipamento próximo, sempre que no local de produção de resíduos exista ecoponto para deposição seletiva, os produtores devem utilizar os equipamentos de deposição das frações valorizáveis de resíduos a que se destinam, designadamente vidro, papel e cartão, embalagens de plástico e metal bem como pilhas e acumuladores e não é permitido colocar nos contentores destinados a resíduos urbanos: óleos, cadáveres de animais, cinzas ou escórias ou quaisquer outros resíduos que careçam de recolha especial", explicou a autarquia.
A câmara municipal lembrou ainda que "não é permitido afixar publicidade e outro tipo de informação em papeleiras, contentores e demais equipamentos públicos" e que "os resíduos volumosos (mobiliário, colchões), resíduos elétricos e eletrónicos (eletrodomésticos) e resíduos verdes (relva, flores, ramos, folhas, etc.) ou resíduos de construção e demolição (entulhos) não podem ser depositados nos contentores. Os serviços municipais têm um serviço de recolha disponível para estes fluxos de resíduos, mediante prévia solicitação e agendamento, através do telefone 269 829 409".
No decorrer desta operação de lavagem e desinfeção dos contentores, poderão registar-se alguns atrasos na recolha regular habitual ou, alteração pontual dos circuitos, alertou a autarquia que agradece a colaboração dos munícipes.
Comente esta notícia
Notícias
Refinaria de Sines da Galp recebe reatores para produção de biocombustíveis avançados
19/12/2024
Santiago do Cacém e Alcácer do Sal vão ter freguesias desagregadas em 2025
18/12/2024
Passes nos transportes públicos rodoviários no litoral alentejano passam a custar 20 euros em 2025
20/12/2024
Autarca congratula-se com reposição das freguesias de São Domingos e de Vale de Água
19/12/2024