Câmara de Odemira aprova orçamento de 45,3 milhões de euros para 2022
A Câmara Municipal de Odemira aprovou as Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2022 no valor de 45,3 milhões de euros que, sendo o primeiro orçamento do atual mandato, incorpora algumas prioridades definidas para o período de 2021/2025. Para 2022, as prioridades de investimento do município de Odemira passam pela concretização dos projetos de [...]
A Câmara Municipal de Odemira aprovou as Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2022 no valor de 45,3 milhões de euros que, sendo o primeiro orçamento do atual mandato, incorpora algumas prioridades definidas para o período de 2021/2025.
Para 2022, as prioridades de investimento do município de Odemira passam pela concretização dos projetos de continuidade que têm garantia de financiamento pelos fundos europeus estruturais e de investimento (sobretudo em regeneração urbana, áreas de acolhimento empresarial e educação).
O município prevê igualmente a concretização de um conjunto de investimentos de beneficiação e manutenção na rede viária municipal, no lançamento dos investimentos iniciais associados à Estratégia Local de Habitação (designadamente a constituição de respostas de habitação para jovens), e no lançamento de investimentos que procuram melhorar as condições no local de trabalho e equipamentos de trabalho dos funcionários municipais.
Em termos de atividades mais relevantes destaca-se a expectativa no retorno de um conjunto de atividades de desenvolvimento económico, educativas e culturais que a crise pandémica covid-19 impediu que fossem realizadas nos últimos anos, uma aposta na concretização de novos documentos estratégicos no âmbito da cultura, em novos incentivos à inovação, à produção de conhecimento e às indústrias criativas e culturais.
A aposta no reforço dos processos participativos onde o Fórum do Território assume a centralidade na experimentação de um modelo inovador, em Portugal, de governança local, é outro dos destaques.
No âmbito do ordenamento do território, a autarquia aponta para o reforço de prioridade na concretização de planos estratégicos como a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) e no plano de regularização da Área de Fracionamento Ilegal da Propriedade Rústica a norte de Vila Nova de Milfontes (AFIPR).
"É de realçar também reforço de recursos humanos e a mudança significativa na estrutura orgânica municipal que procura responder a novas competências que o município já assumiu e que virá a assumir em 2022, bem como à melhoria nos tempos de resposta dos serviços, seja às iniciativas de investimento empresarial como às diferentes necessidades dos munícipes", sublinha o município, em comunicado.
Apesar do contexto marcado pela imprevisibilidade na evolução da crise pandémica, a Câmara de Odemira assume que "o investimento municipal, a par do investimento privado, pode e deve constituir-se como um dos motores da inovação, do desenvolvimento económico e, fundamentalmente, no acréscimo de qualidade de vida para todas e todos os munícipes no concelho".
As Grandes Opções do Plano para 2022 terão como matriz principal o programa de governação “Odemira 21_25” que assenta no programa de candidatura do Partido Socialista, sufragado por maioria dos eleitores em setembro de 2021, com a introdução de contributos resultantes do processo de auscultação dos diferentes partidos políticos com assento na Assembleia Municipal e das reuniões com quase todas as Juntas de Freguesia.
O documento do Orçamento e das Grandes Opções do Plano para o ano de 2022 foi aprovado pela maioria PS na reunião ordinária da Câmara Municipal de 9 de dezembro e aprovado também por maioria na sessão ordinária da Assembleia Municipal, realizada no dia 17 de dezembro.
Comente esta notícia
Notícias
Refinaria de Sines da Galp recebe reatores para produção de biocombustíveis avançados
19/12/2024
Santiago do Cacém e Alcácer do Sal vão ter freguesias desagregadas em 2025
18/12/2024
Passes nos transportes públicos rodoviários no litoral alentejano passam a custar 20 euros em 2025
20/12/2024
Autarca congratula-se com reposição das freguesias de São Domingos e de Vale de Água
19/12/2024