A Câmara Municipal de Alcácer do Sal entregou, na quinta-feira, dois compostores ao Centro Escolar da Comporta, no âmbito do projeto “Hortas na Escola”, promovido pela Fundação da Herdade da Comporta.

Segundo o município, em comunicado, os dois compostores vão auxiliar na missão de “preservar as hortas do Carvalhal e da Comporta” recorrendo ao “cultivo de subsistência”, método que substitui, nas zonas mais rurais e mais pobres, a cultura intensiva, massificada, geneticamente manipulada, rentável e dependente de químicos.

Os contentores para compostagem entregues ao Centro Escolar vão receber diariamente desperdícios da cozinha, como borras de café ou cascas de legumes e frutas, paus e ervas daninhas, que se juntam à terra - cedida pela Câmara de Alcácer do Sal e Junta de Freguesia da Comporta - e fertilizante, já presentes, explicou.

A junção destes elementos forma o composto, que fica depois a estagiar durante dois meses, estando a partir desse tempo preparado para aplicar nas hortas das escolas”.

Estas ações contam com “um assinalável envolvimento das crianças na rega e na deposição dos compostos nos contentores, cujo conteúdo estará disponível para aplicar já no próximo mês de setembro”.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.