Câmara de Alcácer do Sal aprova orçamento de 31,9 ME para 2022
A Câmara Municipal de Alcácer do Sal aprovou um orçamento de 31,9 milhões de euros para 2022, menos dois milhões de euros do que o deste ano, com uma aposta no desenvolvimento económico. De acordo com o município, em comunicado, o orçamento para 2022 reflete “a boa saúde financeira” demonstrada “em mais de 13 milhões de [...]
A Câmara Municipal de Alcácer do Sal aprovou um orçamento de 31,9 milhões de euros para 2022, menos dois milhões de euros do que o deste ano, com uma aposta no desenvolvimento económico.
De acordo com o município, em comunicado, o orçamento para 2022 reflete “a boa saúde financeira” demonstrada “em mais de 13 milhões de euros na diferença entre a receita arrecadada e a despesa efetuada”.
“O Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2022 está concebido para atingir os objetivos a que a câmara se propõe, maximizando os recursos e os apoios disponíveis, sempre com o objetivo final de melhorar a qualidade de vida dos munícipes”, realça o presidente da Câmara de Alcácer do Sal, Vítor Proença (CDU), citado no comunicado.
O orçamento e as Grandes Opções do Plano do próximo ano foram aprovados pela maioria comunista com os votos contra dos vereadores do PS.
A abertura de um ciclo de renovação dos recursos humanos, a aposta na digitalização, cibersegurança e proteção de dados e a “disponibilização de terrenos para acolhimento de novas empresas” e “investimentos geradores de emprego” com “impacto na riqueza da região”, são algumas das prioridades para 2022.
Do conjunto de intervenções previstas, a autarquia destaca a promoção de Alcácer do Sal “como município convidativo para o turismo, lazer, fruição do rio e das barragens” e “a promoção do património e da história” deste concelho do litoral alentejano.
“Dos documentos provisionais apresentados constam também um total de 12 projetos cofinanciados que totalizam cerca de 3,4 milhões de euros”, lê-se no comunicado.
Entre eles, o projeto de iluminação cénica do património edificado, a requalificação da Avenida dos Aviadores, a construção do canil municipal e a conclusão da empreitada de reabilitação do Centro Escolar dos Telheiros.
Na área da cultura, desporto e tempos livres, está prevista a conclusão do Espaço Lúdico do Arêz (cerca de 228 mil euros), do Centro de Atividades Náuticas do Torrão (cerca de 260 mil euros) e a adaptação da piscina coberta de Alcácer do Sal (cerca de 320 mil euros).
O apoio à vacinação, em cooperação com as autoridades de saúde, o transporte de pessoas para a vacinação, a par do apoio aos mais carenciados e às Instituições Particulares de Solidariedade Social, no âmbito do combate à covid-19, está também entre as prioridades do atual executivo para o próximo ano.
O município quer ainda dar um “forte impulso à qualificação dos maiores centros urbanos e das aldeias” e contribuir para “uma vida saudável”, apostando na melhoria das instalações desportivas, no novo arrelvamento do Estádio Municipal e no fomento da prática desportiva.
As Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2022 vão ser discutidos e votados na reunião da Assembleia Municipal de Alcácer do Sal agendada para 17 deste mês.
Comente esta notícia
Notícias
Refinaria de Sines da Galp recebe reatores para produção de biocombustíveis avançados
19/12/2024
Santiago do Cacém e Alcácer do Sal vão ter freguesias desagregadas em 2025
18/12/2024
Passes nos transportes públicos rodoviários no litoral alentejano passam a custar 20 euros em 2025
20/12/2024
Autarca congratula-se com reposição das freguesias de São Domingos e de Vale de Água
19/12/2024