A Câmara Municipal de Alcácer do Sal aprovou um orçamento de 31,9 milhões de euros para 2022, menos dois milhões de euros do que o deste ano, com uma aposta no desenvolvimento económico.

De acordo com o município, em comunicado, o orçamento para 2022 reflete “a boa saúde financeira” demonstrada “em mais de 13 milhões de euros na diferença entre a receita arrecadada e a despesa efetuada”.

“O Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2022 está concebido para atingir os objetivos a que a câmara se propõe, maximizando os recursos e os apoios disponíveis, sempre com o objetivo final de melhorar a qualidade de vida dos munícipes”, realça o presidente da Câmara de Alcácer do Sal, Vítor Proença (CDU), citado no comunicado.

O orçamento e as Grandes Opções do Plano do próximo ano foram aprovados pela maioria comunista com os votos contra dos vereadores do PS.

A abertura de um ciclo de renovação dos recursos humanos, a aposta na digitalização, cibersegurança e proteção de dados e a “disponibilização de terrenos para acolhimento de novas empresas” e “investimentos geradores de emprego” com “impacto na riqueza da região”, são algumas das prioridades para 2022.

Do conjunto de intervenções previstas, a autarquia destaca a promoção de Alcácer do Sal “como município convidativo para o turismo, lazer, fruição do rio e das barragens” e “a promoção do património e da história” deste concelho do litoral alentejano.

“Dos documentos provisionais apresentados constam também um total de 12 projetos cofinanciados que totalizam cerca de 3,4 milhões de euros”, lê-se no comunicado.

Entre eles, o projeto de iluminação cénica do património edificado, a requalificação da Avenida dos Aviadores, a construção do canil municipal e a conclusão da empreitada de reabilitação do Centro Escolar dos Telheiros.

Na área da cultura, desporto e tempos livres, está prevista a conclusão do Espaço Lúdico do Arêz (cerca de 228 mil euros), do Centro de Atividades Náuticas do Torrão (cerca de 260 mil euros) e a adaptação da piscina coberta de Alcácer do Sal (cerca de 320 mil euros).

O apoio à vacinação, em cooperação com as autoridades de saúde, o transporte de pessoas para a vacinação, a par do apoio aos mais carenciados e às Instituições Particulares de Solidariedade Social, no âmbito do combate à covid-19, está também entre as prioridades do atual executivo para o próximo ano.

O município quer ainda dar um “forte impulso à qualificação dos maiores centros urbanos e das aldeias” e contribuir para “uma vida saudável”, apostando na melhoria das instalações desportivas, no novo arrelvamento do Estádio Municipal e no fomento da prática desportiva.

As Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2022 vão ser discutidos e votados na reunião da Assembleia Municipal de Alcácer do Sal agendada para 17 deste mês.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.