Foto: CMG

De acordo com a Câmara de Grândola, a exposição de pintura denominada “Longa vida aos sobreiros e aos tiradores de cortiça!” e a exposição dedicada à arte de recorte de papel intitulada “Découpage Portuguesa”, ambas do artista Claude Yersin, são inauguradas no sábado, às 16:00.

Médico reformado, Claude Yersin reside no Alentejo desde 2020 onde desenvolve a sua prática artística na arte de découpage, técnica de recorte de papel, dedicando-se também ao desenho e à pintura a óleo, pastel e aguarela. 

Representado pela Perve Galeria desde 2023, expõe regularmente em nome individual ou coletivo a nível nacional e internacional.

Segundo a autarquia, residir no Alentejo permite ao artista um contacto direto com as “árvores mágicas de onde se extrai a cortiça” e com os “guardiões dessas árvores magnificas”, os tiradores de cortiça, que voltam a cada sobreiro de nove em nove anos.

Claude Yersin refere-se poeticamente a estes homens, como “os ourives, cirurgiões que despem os troncos e as pernadas mais grossas para as deixar a nu, como que a sangrar”.

A exposição de pintura dedicada ao montado, à cortiça e ao descortiçamento pode ser apreciada na Sala Polivalente.

A exposição “Découpage Portuguesa” vai ser apresentada ao público na sala de exposições da Biblioteca e Arquivo de Grândola.

Os trabalhos expostos, desta técnica milenar, são elaborados em papel preto com verso branco, desenhados a lápis e cortados com um bisturi e tesoura. As obras apresentadas nesta exposição são inspiradas em temas históricos e literários.

As exposições podem ser visitadas de segunda a sexta-feira, entre as 09:30 e as 19:00, sábados, das 10:00 às 13:00.

Comente esta notícia


SANTIAGO DO CACÉM
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.