A empresa BB&G – Alternative Worldwide Environmental Solutions, Lda., em Portugal desde o final de 2018, pelo empresário luso-americano Germano Araújo Carreira, e desde 2020 integrada no Grupo Respol, vai avançar com a implementação de uma unidade industrial na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS).

A instalação está prevista começar ainda durante o ano de 2021 e o início de funcionamento da fábrica irá ocorrer no 1o trimestre de 2023. Trata-se de um investimento que ascende a cerca de 10 milhões de Euros e irá criar cerca de 40 postos de trabalho diretos.

A fábrica irá operar em regime de turnos, 24 horas por dia, por forma a maximizar todo o potencial instalado. O projeto a implementar está assente numa tecnologia patenteada e inovadora, desenvolvida nos EUA, que tem sido testada intensivamente, desde 2012, em resultado de um longo período de investigação, por parte da equipa de gestão e respetivos parceiros.

Trata-se de um processo de extração térmico, conduzido em continuo, para conversão de pneus usados, sob a forma de borracha triturada (livres de metal e têxtil), através da transferência de calor em ambiente anóxico. Os produtos obtidos serão o negro de fumo recuperado (séries N500, N600 e N700), duas frações de hidrocarbonetos e gás de síntese (para autoconsumo).

Esta unidade industrial irá constituir um complemento viável para a reutilização dos referidos componentes utilizados na fabricação de pneus, possibilitando a sua incorporação enquanto matérias-primas, em diversas indústrias, ou até na fabricação de pneus novos, promovendo a sustentabilidade ambiental.

Trata-se de um projeto inovador, motivado por causas ambientais, enquadrando-se no âmbito da Economia Circular.

A Proman Portugal foi o parceiro selecionado para efetuar toda a gestão da instalação da unidade industrial em Sines. Trata-se de um fornecedor de serviços de engenharia, design e construção, que atua nos setores das energias, petróleo e gás. O Grupo Proman é uma das referências no setor a nível mundial, oferecendo uma ampla gama de serviços, desde o desenvolvimento inicial do projeto até estudo de viabilidade, instalação e validação de
tecnologia.

Este projeto conta ainda com a parceria da Universidade de Aveiro, no âmbito da I&D e mereceu uma aprovação pelo Programa Portugal 2020. O projeto tem sido acolhido com entusiasmo por parte das várias entidades com intervenção direta e indireta, como é o caso da aicep Global Parques, que desde o primeiro momento se mostrou disponível em reunir esforços que permitam assegurar a implementação do referido projeto neste município

A assinatura do contrato, que decorreu esta terça-feira, contou com a presença de Filipe Costa e Isabel Cardoso, da Comissão Executiva da aicep Global Parques e em representação da BB&G, Manuel Barbeiro Costa e Germano Araújo Carreira.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.