A Câmara de Santiago do Cacém e a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) inauguram, este sábado, pelas 10:30, dois campos de basquetebol ‘3×3’, nova vertente olímpica, decorados com arte de rua, no Bairro Azul, em Vila Nova de Santo André, divulgou o município.

De acordo com a autarquia, "estes são os primeiros recintos, no âmbito do programa ‘3×3 BasketArt’, da Associação de Basquetebol de Setúbal", com "trabalho artístico" da No Art Limit.

A abertura oficial dos campos conta com a presença do internacional de 3×3 Portugal, Danilo Horta, e dos atletas dos diferentes escalões da formação do Atlético Basquete Clube de Santo André, que vão disputar uma partida inaugural.

Esta iniciativa insere-se também na programação do "Março Jovem", promovido pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém.

Trata-se de um projeto que faz parte do programa nacional de promoção do basquetebol, que tem como objetivo transportar "a modalidade para a rua", explicou a autarquia.

O projeto desafia "todos os municípios do país a constituírem-se como parceiros da FPB na promoção de hábitos saudáveis de vida dos seus habitantes através da prática informal do basquetebol", adiantou.

"O 3×3 é uma variante do jogo mais simples que acolhe a adesão e participação de todos, e que começa a afirmar-se como uma categoria de excelência no quadro da FIBA", concluiu.

Esta medida, iniciada em 2019, é desenvolvida pela FPB em parceria com os municípios locais, no âmbito do programa de promoção da modalidade, dando mais espaço à vertente ‘3×3’, que se estreou nos últimos Jogos Olímpicos, realizados no ano passado em Tóquio, Japão.

Para potenciar a atratividade da iniciativa e a curiosidade dos mais jovens, os campos são construídos no exterior, em cenário urbano, decorados segundo um padrão de ‘street art’ (arte de rua), como pinturas em grafiti, concebido por artistas locais.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.