O Badoca Safari Parque, em Santiago do Cacém, tem um novo elemento na família de girafas, uma cria batizada com o nome de ‘Badoca’ que nasceu, no passado dia 22 de março, poucos dias depois da reabertura do parque temático.

 

A ‘pequena’ fêmea, primeira filha de Niassa, nasceu de parto natural, às 05:19, no passado dia 22 de março, explicou à rádio M24 fonte do departamento de conservação do parque, que adotou a girafa como símbolo.

O parto de Niassa, a primeira girafa a nascer no Badoca, "correu muito bem", mas por se tratar da primeira cria houve a necessidade de redobrar as atenções para evitar "complicações para a progenitora ou para cria no decorrer do parto, mas também logo após o parto", indicou.
"A Niassa era vigiada 24 horas por dia, tanto presencialmente, como também através de câmaras de video-vigilância durante a noite" e "foi exatamente assim, através da câmara", pelas 03:23 da manhã, "que foi detetado" que a jovem girafa se encontrava em trabalho de parto.
De acordo com os responsáveis, a cria, que nasceu com cerca de 1,70 metros, está a ser amamentada pela progenitora e já foi apelidada pelos tratadores de "comilona".
"Como a Niassa, primeira cria da Kimani, tinha sido criada à mão pelos tratadores, tínhamos algum receio que pudesse, também ela, não saber como tomar conta da sua primeira cria. No entanto, a natureza falou mais alto, e o instinto super maternal da Niassa revelou-se. Pouco depois de a cria se levantar e dar os primeiros passos, já estava a tentar mamar e a Niassa a encaminhar a cria para que ela tivesse sucesso", revelou a mesma fonte.
Esta é a quarta girafa a nascer no parque, à semelhança de Niassa, Malawi e Kenya, descendentes de Kimani, de um total de sete girafas, todas da espécie Núbia, anteriormente conhecida e classificada como Rotchild, que habitam no Badoca Safari Parque.

 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.