Rui Damião Conceição Silva é a aposta do Partido Socialista para conquistar a presidência da União das Freguesias de Alcácer do Sal e Santa Susana (UFAS) nas próximas eleições autárquicas, anunciou a comissão política concelhia.

De acordo com a estrutura local do PS, em comunicado, o candidato, de 47 anos, tem dois filhos gémeos de 10 anos e é funcionário público na área da cultura, em Alcácer do Sal, onde sempre viveu.

"No exercício destas funções, aliás, teve muitas vezes como missão divulgar e promover Alcácer do Sal perante visitantes que pouco ou nada sabiam da sua terra, apoiando e guiando centenas de visitas turísticas, em terra ou no rio, também como tripulante dos tradicionais galeões do sal", refere.

Assim, durante dez anos, "Rui Damião Silva já foi muitas vezes o “rosto de Alcácer”, onde tem as suas raízes, de que tanto se orgulha, da qual é profundo conhecedor e sobre a qual fala sempre com emoção que, no entanto, não tolda o discernimento de uma avaliação objetiva", prossegue.

Para o candidato, “há muito por fazer em Alcácer do Sal e a Junta de freguesia pode ter um papel fundamental. Pode, e deve, ter um desempenho interventivo na melhoria da qualidade de vida da comunidade”, exemplificando que “é preciso pensar o território de forma criativa e empenhada” e fazer com que “a junta de freguesia seja mais ativa, mais dedicada e próxima das populações, estando ao seu lado nos bons e nos maus momentos, de forma efetiva e constante”.

A equipa que acompanha Rui Damião Silva - e que será divulgada nos próximos dias - é composta por “gente com experiências diferentes e complementares, com dedicação ao serviço público”. São “pessoas inconformadas, dispostas a dar o seu contributo para a terra onde vivemos”, diz, acrescentando que é um grupo “com garra, empenho, capacidade e formação” para assumir por inteiro todos os desafios do mandato autárquico.

“Um trabalho sério, com atenção às pessoas, cuidando dos espaços públicos, colaborando com todas as instituições, colocando os meios da Junta ao dispor da comunidade que somos todos nós”, é parte do compromisso da candidatura do Partido Socialista à União de Freguesia de Alcácer e Santa Susana.

Desde criança que Rui Damião Silva sempre teve um papel ativo no associativismo local, tendo participado em diversas coletividades, numa atividade verdadeiramente diversificada, ampla e significativa: do Atlético Clube Alcacerense, onde praticou futebol, atletismo e canoagem ao Karaté Shotokai, sendo um dos primeiros alunos da escola local.

A organização de bailes tradicionais (da Pinha, da Velha ou da Laranja), o teatro no Grupo Cénico da Sociedade Filarmónica Progresso Matos Galamba (Pazoa), na Rádio Mirasado, onde desenvolveu vários projetos e programas, às marchas populares, que tanto entusiasmo despertavam em Alcácer, tendo participado nas marchas dos bairros do Cabo de São Pedro e Ribeira Velha, também fazem parte do seu percurso.

É sócio-fundador da Associação para a Defesa do Património de Alcácer do Sal, do Teatro do Rio e da Evion, assumindo, atualmente, funções nos corpos sociais do Atlético Clube Alcacerense e do Núcleo Sportinguista de Alcácer do Sal.

Cumprindo um segundo mandato como presidente da Comissão Política Concelhia do PS, desde 2005 que Rui Damião Silva acumula experiência também enquanto autarca, eleito pelo Partido Socialista na Assembleia Municipal de Alcácer do Sal e na Assembleia da União de Freguesias de Alcácer do Sal e Santa Susana, à presidência da qual agora se candidata.

As eleições autárquicas estão marcadas para o próximo dia 26 de setembro.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.