Autárquicas: CDU escolhe Francisco do Ó Pacheco para mandatário concelhio em Sines
A CDU anunciou que o ex- autarca, Francisco do Ó Pacheco, é o mandatário concelhio em Sines nas próximas eleições autárquicas. De acordo com a coordenadora concelhia da Coligação Democrática Unitária, Francisco do Ó Pacheco nasceu em Sines em Setembro de 1947. Fez o curso liceal no Externato de S. José em Santiago do Cacém, [...]
A CDU anunciou que o ex- autarca, Francisco do Ó Pacheco, é o mandatário concelhio em Sines nas próximas eleições autárquicas.
De acordo com a coordenadora concelhia da Coligação Democrática Unitária, Francisco do Ó Pacheco nasceu em Sines em Setembro de 1947. Fez o curso liceal no Externato de S. José em Santiago do Cacém, e o curso de sargentos milicianos na Escola Prática de Artilharia, em Vendas Novas. Cumpriu uma comissão de serviço na guerra do ultramar, em Angola, de 1970-1972.
É bancário de profissão, tendo sido prospetor bancário nos municípios de Sines, Santiago do Cacém, Odemira e Grândola. Em 1975 foi requisitado como gestor financeiro para o Ministério da Agricultura, tendo desempenhado o cargo de administrador da ECA - Empresa de Concentrados de Alvalade em 1975-1976.
Nesse ano foi eleito presidente da Câmara Municipal de Sines pela CDU, cargo que desempenhou por seis mandatos (21 anos) entre 1976 e 1997. Foi durante 12 anos presidente da Assembleia Municipal de Sines – 1998-2009 e eleito na mesma de 2009 a 2017.
Em 1982, mobiliza a população para uma “greve verde” (contra a poluição) experiência pioneira no nosso país .
Fez parte dos órgãos sociais das associações de municípios de Setúbal, Beja, Litoral Alentejano e Associação Nacional de Municípios Portugueses.
Foi colaborador da imprensa regional alentejana, designadamente dos jornais Imenso Sul de Évora, Diário do Alentejo de Beja, Litoral Alentejano de Santiago do Cacém. Foi cronista das Rádios Pax de Beja, Castrense de Castro
Verde, Miróbriga de Santiago do Cacém. Foi diretor do jornal Diário do Alentejo de Beja. Escreveu e publicou várias obras, entre poesia, crónicas e romances.
É sócio da Associação Portuguesa de Escritores e da Sociedade Portuguesa de Autores.
Comente esta notícia
Notícias
Refinaria de Sines da Galp recebe reatores para produção de biocombustíveis avançados
19/12/2024
Santiago do Cacém e Alcácer do Sal vão ter freguesias desagregadas em 2025
18/12/2024
Passes nos transportes públicos rodoviários no litoral alentejano passam a custar 20 euros em 2025
20/12/2024
Autarca congratula-se com reposição das freguesias de São Domingos e de Vale de Água
19/12/2024