Os presidentes dos cinco municípios que constituem a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) vão reunir-se hoje com o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, sobre a conclusão da auto-estrada entre Sines e a A2.

Para a reunião, que decorrerá no Ministério das Infraestruturas e da Habitação, pelas 15:00, a delegação da CIMAL, liderada pelo seu presidente, Vítor Proença, pretende abordar com o ministro Pedro Nuno Santos questões como a conclusão da auto-estrada entre Sines e a A2, junto ao nó de Grândola-Sul, que irá dotar a região e o país de uma via determinante para apoiar o crescimento do Porto de Sines.

No que respeita a infraestruturas rodoviárias, "os autarcas propõem para a agenda do encontro a futura ligação Alcácer do Sal – Sines – Odemira- Lagos, uma via com caráter tanto inter-regional como intra-regional", explica, em comunicado, a comunidade intermunicipal.

Em relação à ferrovia, a delegação da CIMAL pretende abordar "a reativação do transporte de passageiros no ramal que liga a Linha do Sul, a partir de Ermidas-Sado a Sines, via Santiago do Cacém, bem como no troço entre Alcácer do Sal e Grândola".

“Pretendemos voltar a balancear a temática das acessibilidades, transportes e infraestruturas para o território do Alentejo Litoral, relembrando e reafirmando a enorme sensibilidade desta matéria do ponto de vista do investimento nacional e estrangeiro, mas também na perspetiva dos nossos concidadãos que trabalham e vivem na região”, justifica a proposta de agenda enviada pela CIMAL ao gabinete do ministro Pedro Nuno Santos.

A delegação de autarcas é constituída, além de Vítor Proença, pela presidente da Assembleia Intermunicipal da CIMAL, Ana Maria Aleixo, e pelos presidentes das câmaras de Grândola, António Figueira Mendes, de Odemira, Hélder Guerreiro, de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, e de Sines, Nuno Mascarenhas.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.