Autarcas da CIMAL reúnem com Secretária de Estado da Mobilidade
Os autarcas da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) estiveram reunidos, esta quarta-feira, com a secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias, que se deslocou ao território para discutir alguns dos projetos relacionados com os transportes coletivos.

Foto: CIMAL
Em comunicado, a CIMAL explicou que no encontro foi "apresentada a atividade desenvolvida na área da mobilidade", tendo sido "detalhada uma série de projetos que dependem da aprovação e apoio governamental para dotar a região de um sistema de transportes coletivos que sirva eficazmente a população".
Segundo a comunidade intermunicipal, "a governante e a sua comitiva ficaram a conhecer em detalhe a redução dos preços máximos dos passes para 20 euros", implementada no início deste ano, assim como a "gratuitidade anteriormente atribuída aos títulos de transporte de estudantes e antigos combatentes".
"No caso dos passes gratuitos para estudantes, em 2024 foram investidos 1.440.400€, que beneficiaram 3.390 alunos das escolas dos cinco municípios do Alentejo Litoral: Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines", detalhou.
Também a gratuitidade do transporte para praias da região durante os meses de julho e agosto – um projeto inédito a nível nacional que se realiza há dois anos - foi apresentada com detalhe à governante com a pasta da Mobilidade.
No último verão, a medida abrangeu "mais de 28 mil pessoas" que "diariamente, sem custo de transporte" utilizaram os transportes para 12 praias do Litoral Alentejano, como a Comporta ou Melides, Porto Côvo ou a Zambujeira do Mar.
Os autarcas presentes na reunião avançaram à governante que entre os projetos futuros está "a criação de quatro novos interfaces de transportes públicos de passageiros em Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines e a renovação da estrutura existente em Alcácer do Sal, tudo com verbas Fundo da Transição Justa (FTJ)".
"A mesma fonte de financiamento deverá servir para a aquisição de autocarros elétricos", frisaram.
Outra aspiração que vai continuar entre as exigências da CIMAL junto do Governo Central é a redução do custo da travessia fluvial do rio Sado entre Tróia e Setúbal.
Em relação à ferrovia, foi reforçada, junto da secretária de Estado, a necessidade de retomar o serviço regional de passageiros da CP na linha do Sul, servindo os concelhos de Alcácer do Sal, Grândola e Odemira, com ligação a Santiago do Cacém e Sines.
Na rodovia, voltou a estar em cima da mesa a necessidade urgente de reparar o troço do IC1, entre Palma e Alcácer do Sal, e da Estrada Nacional 263, entre a Comporta e Alcácer do Sal.
Ao nível de novas vias, para lá da transformação do IP8/A26 em autoestrada (com as obras do troço Relvas Verdes – Roncão já em curso), voltou a ser reforçada, por parte dos dirigentes da CIMAL, a necessidade de uma nova via com perfil de autoestrada para ligar Sines a Odemira.
Por parte da CIMAL, estiveram presentes na reunião o presidente, Vitor Proença, que também lidera o município de Alcácer do Sal, os presidentes dos municípios de Grândola, António Figueira Mendes, de Odemira, Hélder Guerreiro, e de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha.
Comente esta notícia
Notícias mais vistas

Homem de 39 anos morre atropelado em acidente de trabalho na Mimosa
01/04/2025

Fábrica da Indorama vai encerrar e deixa 60 pessoas sem trabalho
20/03/2025

Marcha lenta exige melhoria de acessos afetados pela obra na A/26
21/03/2025

Depressão Martinho causa dezenas de quedas de árvores no Alentejo Litoral
20/03/2025