Assembleia da República recomenda medidas de inclusão no sudoeste alentejano
A Assembleia da República recomenda ao Governo a adoção de medidas de inclusão e salvaguarda da qualidade de vida no Perímetro de Rega do Mira e no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV). O projeto de resolução, que propõe também a criação de uma nova geração de instrumentos de planeamento para assegurar [...]
A Assembleia da República recomenda ao Governo a adoção de medidas de inclusão e salvaguarda da qualidade de vida no Perímetro de Rega do Mira e no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV).
O projeto de resolução, que propõe também a criação de uma nova geração de instrumentos de planeamento para assegurar a sustentabilidade do litoral alentejano, foi hoje aprovado no parlamento, em plenário, com a abstenção do PS.
O projeto de resolução, que propõe também a criação de uma nova geração de instrumentos de planeamento para assegurar a sustentabilidade do litoral alentejano, foi hoje aprovado no parlamento, em plenário, com a abstenção do CDS-PP e da Iniciativa Liberal (IL) e os votos favoráveis das restantes bancadas.
Assim, a Assembleia da República (AR) aponta para a realização de estudos sobre “os efeitos cumulativos nos ecossistemas e habitat afetados, na água superficial e subterrânea, nos solos, na qualidade do ar, na saúde humana” e a inclusão de “cenários alternativos de longo prazo para o futuro do território”.
A elaboração de um Plano de Exploração da Albufeira de Santa Clara, no concelho de Odemira (Beja), “face às situações de escassez”, para definir “o nível de exploração e reserva para os diferentes usos” e de um Plano de Eficiência e Gestão Hídrica do Aproveitamento Agrícola do Mira que contemple “fatores sociais, ambientais e económicos”, são outras das recomendações.
A AR quer igualmente que seja “garantida uma abordagem abrangente e multidisciplinar” focada “na promoção de migrações seguras, ordenadas e regulares”, acompanhada de “recursos humanos e logísticos das estruturas” envolvidas “no combate à exploração laboral e ao tráfico de seres humanos”.
Sugere ainda “a criação de um modelo de respostas locais de intervenção integrada para o concelho de Odemira e outros territórios de elevada procura de imigrantes com um modelo de governação e de monitorização de todas as ações” realizadas no terreno.
Quanto aos instrumentos de planeamento, o parlamento sugere a adoção de medidas que permitam um “adequado conhecimento e análise” das atividades económicas, ligadas ao setor agrícola, desenvolvidas no Perímetro de Rega do Mira, o seu impacto no ambiente e ao nível social.
O documento propõe também a urgente revisão do Programa Regional de Ordenamento do Território (PROT) do Alentejo, para “dar resposta aos novos desafios do desenvolvimento”, e que seja acelerada a elaboração do Programa da Orla Costeira POC Espichel- Odeceixe.
A conclusão do Programa Especial do PNSACV e a promoção de processos de planeamento articulados e com “abrangente participação pública, envolvendo os agentes regionais”, são as outras propostas do documento.
Comente esta notícia
Notícias
Refinaria de Sines da Galp recebe reatores para produção de biocombustíveis avançados
19/12/2024
Santiago do Cacém e Alcácer do Sal vão ter freguesias desagregadas em 2025
18/12/2024
Passes nos transportes públicos rodoviários no litoral alentejano passam a custar 20 euros em 2025
20/12/2024
Autarca congratula-se com reposição das freguesias de São Domingos e de Vale de Água
19/12/2024