Arranque da empreitada entre Sines e a Linha do Sul
Já teve início a empreitada de modernização da ligação ferroviária entre Sines e a Linha do Sul, no âmbito do Programa de modernização da Rede Ferroviária Nacional, Ferrovia 2020, num investimento de cerca de 29 milhões de euros. A cerimónia de assinatura do auto de consignação, adjudicado pelo valor de 28.528.518,27 euros, realizou-se esta terça-feira [...]
Já teve início a empreitada de modernização da ligação ferroviária entre Sines e a Linha do Sul, no âmbito do Programa de modernização da Rede Ferroviária Nacional, Ferrovia 2020, num investimento de cerca de 29 milhões de euros.
A cerimónia de assinatura do auto de consignação, adjudicado pelo valor de 28.528.518,27 euros, realizou-se esta terça-feira na sede da Infraestruturas de Portugal (IP), e contou com a presença do ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, do secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, do presidente do conselho de administração da IP, António Laranjo e do administrador do consórcio Sacyr Neopul, S.A./ Sacyr Somague, S.A., Marcos Rubio Blanco.
De acordo com a Infraestruturas de Portugal, em comunicado, esta empreitada "pretende eliminar os atuais constrangimentos de capacidade de circulação e de transporte, potenciando as condições de exploração e de segurança na Linha de Sines".
"Os trabalhos consistem na modernização do troço entre Ermidas- Sado e Sines, englobando, genericamente, trabalhos de via-férrea, terraplenagem, drenagem, obras de arte correntes - Passagens Superiores e Passagens Inferiores – restabelecimentos, construção de uma nova estação técnica e modernização de estações existentes, instalações fixas de tração elétrica, infraestruturas de base para sinalização e telecomunicações, RCT+TP, serviços afetados e medidas de minimização".
De acordo com a IP, será efetuada a substituição integral da superestrutura de via, com utilização de travessas monobloco polivalentes em betão e carril 60 E1, uma nova estação técnica ao km 141 e a alteração do layout da estação de São Bartolomeu da Serra, por forma a assegurar o cruzamento de comboios de 750 metros de comprimento, otimizando as condições de exploração.
Serão também suprimidas as passagens de nível da Abela (Estrada N390) e da Subestação de Santiago do Cacém (Estrada N121), aos km 143,904 e 153,022, respetivamente.
O projeto global da “Ligação ferroviária Sines-Elvas”, inserida no Corredor Atlântico das Redes Transeuropeias de Transportes (TEN-T), tem por objetivo modernizar a infraestrutura ferroviária existente, e, após a construção do troço Évora- Elvas, estabelecer uma ligação direta entre Sines e Badajoz em oposição ao trajeto atual.
Os investimentos para a Modernização da Ligação Ferroviária entre Sines e a Linha do Sul integram a Ação 2016-PT-TMC-0059-M - Ligação Ferroviária Sines/Elvas (Espanha): Troço Évora-Caia, aprovada ao abrigo do Programa CEF (Mecanismo Interligar a Europa) com uma taxa de cofinanciamento de 85%.
Comente esta notícia
Notícias
Refinaria de Sines da Galp recebe reatores para produção de biocombustíveis avançados
19/12/2024
Santiago do Cacém e Alcácer do Sal vão ter freguesias desagregadas em 2025
18/12/2024
Passes nos transportes públicos rodoviários no litoral alentejano passam a custar 20 euros em 2025
20/12/2024
Autarca congratula-se com reposição das freguesias de São Domingos e de Vale de Água
19/12/2024