A Agenda NEXUS, consórcio liderado pelo Porto de Sines, apresenta-se na 17.ª edição de Singapore Maritime Week, que está a decorrer em Singapura até sexta-feira, numa iniciativa da Maritime and Port Authority (MPA) em estreita colaboração com os principais ‘stakeholders’ do setor e institutos superiores e de investigação.

A representação portuguesa no evento destaca-se pela participação do ministro das Infraestruturas, João Galamba, que integrou a iniciativa ‘Ministerial Dialogue’, enquadrada na cerimónia de abertura, participando ainda numa mesa redonda, cujo tema central terá como foco a transição energética e descarbonização do ‘shipping’.

A Agenda NEXUS apresenta-se na ‘Sea Area Exhibition’, enquadrada no programa do evento, uma zona de exposição focada nas tecnologias e inovação, e que integra a participação de cerca de 15.000 participantes representando mais de 70 países e contando com cerca de 400 expositores.

Reunindo os principais ‘players’ do setor, a ‘Singapore Maritime Week’ constitui o mais importante evento na área da inovação tecnológica associada ao processo de descarbonização, tendo em conta que Singapura tem vindo a afirmar-se como ‘hub’ portuário global, assumindo-se como um centro marítimo à escala internacional, promovendo o desenvolvimento de um ecossistema de inovação e digitalização.

Esta estratégia passa pelo estabelecimento de parcerias em diferentes áreas, constituindo esta participação uma excelente oportunidade para a Agenda NEXUS, tendo em linha de conta o estreito relacionamento entre o Porto de Sines e a PSA, concessionária do Terminal XXI e parceiro da Agenda NEXUS.

O NEXUS tem como objetivo promover a transição digital e ecológica do setor dos transportes e da logística através do desenvolvimento de 28 novos produtos e serviços com elevado grau de inovação e diferenciação, em domínios como open data e IA – Inteligência Artificial aplicados às operações portuárias, dos transportes e da logística, 5G, Cibersegurança, bem como modelos e algoritmos preditivos para a gestão dos recursos energéticos.

Para além do Porto de Sines, a promoção da Agenda na ‘Singapore Maritime Week’ contou ainda com a participação da MAEIL e da Universidade de Aveiro, dois dos parceiros do projeto.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.