No dia Mundial da Monitorização da Água, a AdSA anunciou ter adjudicado o contrato para a execução do Programa de Monitorização do Ambiente Marinho junto e na envolvente do Emissário Submarino, num investimento de oitenta e sete mil euros.

O contrato, que tem uma duração de três anos, tem como objetivo "avaliar o impacte ambiental da descarga da ETAR de Ribeira dos Moinhos através do Emissário Submarino de Sines na zona costeira", revelou a empresa.

Esta iniciativa incluiu a recolha de amostras na coluna de água e nos sedimentos para avaliação do estado do meio recetor e uma componente de modelação para interpretação dos processos que determinam os impactes  microbiológico, trófico e sedimentar.

Foi ainda desenvolvida, na segunda e terceira fase, a avaliação da ação potencialmente tóxica dos contaminantes na proximidade do emissário.

Segundo a AdSA, "os resultados da terceira fase, concluída em agosto de 2020, evidenciaram que este estudo tem demostrado uma elevada qualidade ecológica dos habitats em todos os locais amostrados, e que as condições do meio recetor mantêm padrões típicos destas zonas costeiras, sem nenhuma influência antropogénica".

Em comunicado, a empresa, refere que até final de 2021, será executada a primeira de seis campanhas previstas no âmbito desta adjudicação, dando continuidade ao trabalho desenvolvido desde 2007.

A Águas de Santo André, S.A, pretende com esta monitorização "ser um exemplo nacional e garantir que toma todas as medidas necessárias atempadamente para continuar a garantir a proteção do ambiente e da zona envolvente da sua área de atuação".

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.