ADRAL e a aicep Global Parques promovem o “Sines Tech” no maior evento europeu dedicado a cabos submarinos de telecomunicações
O projeto Invest in Alentejo da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), em parceria com a aicep Global Parques - Gestão de Áreas Empresariais e Serviços, está a promover o Sines Tech - Innovation & Data Center Hub no encontro Submarine Networks EMEA, em Londres. O evento, que se realiza entre 01 e 03 [...]
O projeto Invest in Alentejo da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), em parceria com a aicep Global Parques - Gestão de Áreas Empresariais e Serviços, está a promover o Sines Tech - Innovation & Data Center Hub no encontro Submarine Networks EMEA, em Londres.
O evento, que se realiza entre 01 e 03 de setembro, conta com a presença das 500 personalidades mais relevantes do mercado global de infraestruturas submarinas de telecomunicações.
Esta é a primeira missão empresarial do eixo digital do projeto Invest in Alentejo, que tem como objetivo captar investimento e reforçar o posicionamento da região no mercado global, assente na divulgação e promoção dos domínios da estratégia regional de especialização inteligente (EREI), como equipamentos e os recursos existentes na região.
"O Invest in Alentejo vai procurar atrair a amarração de cabos submarinos de telecomunicações no litoral alentejano em parceria com a empresa EllaLink, que recentemente instalou uma Estação de Amarração de Cabos em Sines. A EllaLink é a cliente inaugural do Sines Tech - Innovation & Data Center Hub, lançado pela aicep Global Parques e a Câmara Municipal de Sines em 2019", referem os promotores.
O projeto é responsável pela nova ligação entre a Europa e a América do Sul em cabo de fibra ótica submarino transatlântico, uma das grandes apostas da Presidência Portuguesa da União Europeia.
Com um investimento de 150 milhões de euros, este cabo que amarra na Europa em Sines e na América do Sul em Fortaleza, é primeira ligação direta de alta velocidade entre a Europa e a América do Sul e funcionará como uma “autoestrada” para transmissão de dados.
“Estamos a comprometidos em apoiar a visibilidade da EllaLink no maior evento europeu dedicado à tecnologia de cabos submarinos porque, ao escolher instalar-se no Sines Tech – Innovation & Data Center Hub, esta empresa trouxe uma nova era económica para a região de Sines e uma nova visibilidade para o território do Alentejo, enquanto exemplo de excelentes condições para acolher os grandes players internacionais do setor das telecomunicações e da economia digital”, destaca José Calixto, presidente do Conselho de Administração da ADRAL.
Também o CEO da aicep Global Parques, Filipe Costa, destaca o Sines Tech - Innovation & Data Center Hub na ZILS (Zona Industrial e Logística de Sines) como "um novo hub europeu para a amarração segura de cabos submarinos de telecomunicações e a instalação e expansão de Data Centres".
"A disponibilidade de terrenos certificados, a alta intensidade energética e a abundante disponibilidade de água de uso industrial e infraestruturas de tomada e rejeição de água do mar, são vantagens competitivas globais de Sines, do Alentejo e do país”, reforçou.
Comente esta notícia
Notícias
Refinaria de Sines da Galp recebe reatores para produção de biocombustíveis avançados
19/12/2024
Santiago do Cacém e Alcácer do Sal vão ter freguesias desagregadas em 2025
18/12/2024
Passes nos transportes públicos rodoviários no litoral alentejano passam a custar 20 euros em 2025
20/12/2024
Autarca congratula-se com reposição das freguesias de São Domingos e de Vale de Água
19/12/2024