A ação de limpeza “Mariscar SEM Lixo” recolheu, este ano, 2,9 toneladas de resíduos dos Portos Palafíticos da Carrasqueira e do Possanco, no estuário do Sado, divulgou o município de Alcácer do Sal.

A iniciativa que se realiza todos os anos, desde 2016, permitiu retirar do estuário do Sado um total de 2.934 toneladas de lixo, das quais 2.728 quilos de resíduos não recicláveis, 182 quilos de resíduos recicláveis e 24 quilos de embalagens de sal.

De acordo com a organização, entre os resíduos não recicláveis encontram-se as artes de pesca, na sua maioria rede (240 kg), madeiras (120), pneus (528) do 1.840 quilos de resíduos gerais.

Na lista dos resíduos recicláveis estão as embalagens de plástico (55 kg), embalagens de vidro (63) do baterias usadas (64).

Na ação, que contou com a colaboração de 139 voluntários, dos quais 45 pertenceiam à comunidade local, foram recolhidas 864 embalagens de sal fino.

A iniciativa da Ocean Alive contou com o apoio da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Junta de Freguesia de Comporta, Associação da Comunidade Piscatória da Carrasqueira, Reserva Natural do Estuário do Sado, da Autoridade Marítima Nacional, da Capitania dos Portos de Setúbal e Sesimbra, da Herdade da Comporta, da Fundação da Herdade da Comporta, da Ambilital, da Atlantic Ferries, do The Life Juice, e do Auchan e que tem como parceiro institucional o Comité Nacional para o Programa Internacional de Geociências (IGCP).

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.