A 3.ª Gala do Desporto do Município de Santiago do Cacém teve lugar, no dia 29 de novembro, no Auditório Municipal António Chainho, e distinguiu o trabalho, o esforço e a dedicação de atletas, clubes e associações na época desportiva 2023/2024.

O momento foi também aproveitado para homenagear quem, ao longo da sua vida desempenhou, um papel fundamental no desenvolvimento e promoção do desporto no Município.

O presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, salientou que esta gala serve para reconhecer “o mérito de atletas, clubes e associações cuja dedicação faz com que o concelho seja cada vez mais dinâmico desportivamente e, simultaneamente, eclético”.

Com um sentimento de “orgulho, pelo compromisso com a população”, o autarca lamentou que os sucessivos Governos “pouco ou nada invistam” nesta área, seja no apoio aos clubes, iniciativas e equipamentos.

“Não fosse o trabalho voluntário desenvolvido por milhares de pessoas e pelos apoios concedidos pelas autarquias, o acesso à prática desportiva seria muito limitado”, frisou.

Álvaro Beijinha destacou as 38 associações e clubes com atividade desportiva regular no Município, os 1407 atletas federados, acrescentando que, durante a época 2022/2023, realizaram-se 51 eventos desportivos, sem incluir os jogos dos campeonatos que acontecem semanalmente nas diferentes modalidades, que envolveram a participação direta de 15 mil pessoas.

“Estes números espelham bem o que é a crescente procura no nosso concelho pela prática desportiva que se estende por todas as faixas etárias”, precisou o autarca, reconhecendo no entanto que “há muito que ainda pode ser feito".

"Não deixamos de ser um exemplo a nível regional, com uma rede de equipamentos desportivos alargada e um investimento de 1,5 milhões de euros na época de 2023/2024. No Orçamento para 2025 aprovámos mais 20% sobre o apoio direto que atribuímos na área do desporto, também mantivemos a verba de 100 mil euros para a aquisição de viaturas por parte de clubes e associações desportivas”, acrescentou.

O autarca precisou ainda que , nos últimos dez anos, "foram construídos três campos de futebol de relva sintética, um de futebol de sete e um de cinco, um Skate Park, dois polidesportivos, seis campos de padel, infraestruturas de tiro e todas as escolas do 1.º ciclo do ensino básico têm campo de jogos”.

Foram, também, realizadas as “requalificações de três polidesportivos e dos pisos dos pavilhões municipais de Santiago do Cacém e de Santo André, e a aquisição do pavilhão do Juventude Atlético Clube. A estes investimentos juntam-se os dos clubes, associações e juntas de freguesia".

O júri da Gala do Desporto foi constituído por um jornalista ligado ao desporto, dois dirigentes desportivos, um presidente de Junta de Freguesia, dois técnicos superiores do Serviço de Desporto e o presidente da Câmara Municipal.

Distinções: 

Associação Desportiva do Ano – Clube de Ténis de Santo André

Dirigente do Ano – Rui Candeias (GDR São Francisco da Serra)

Desporto Escolar – Raquel Casa Nova (badminton e ténis de mesa - Agrupamento de Escola de Santiago do Cacém)

Equipa do Ano – Seniores Futebol 11 do União Sport Club

Treinador do Ano – Nuno Páscoa (padel - Clube de Ténis de Santo André)

Evento Desportivo do Ano – STC ULTIMATE OBSTACLE CHALLENGE (Os Chaparros BTT Team)

Desporto adaptado – Carlos Gaspar (natação - CNLA)

Atleta Revelação – Alexandre Cabá (motociclismo)

Atleta do Ano Feminino – Ana Filipa Santos (ténis)

Atleta do Ano Masculino – Edgar Matias (atletismo - GDR São Francisco da Serra)

Homenagem Carreira – António Chainho Parreira "Casinhas"

De entre os convidados que participaram na 3.ª Gala do Desporto, destaque para Rui Miguel Tovar, jornalista, comentador desportivo e escritor, José Carlos Ferreira, do Sindicato dos Jogadores de Futebol, Joaquim Rebelo e João Alves, antigas glórias do futebol nacional, e José Teixeira, da Associação de Futebol de Setúbal.

O evento contou ainda com a presença da presidente da Assembleia Municipal, Paula Lopes, dos vereadores da Câmara Municipal, Albano Pereira, Sónia Gonçalves e Mónica Pires de Aguiar, e dos presidentes das Juntas de Freguesia do Município.

A cerimónia contou com momentos de entretenimento, ao vivo, proporcionados pela Bandalouca da Academia de Música de Santo André e pela ACRO ESA, classe de ginástica acrobática do Estrela de Santo André.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.